Na recuperação de crédito, as empresas apresentam soluções para que o consumidor ou empresa quite sua dívida e possa voltar a ter acesso aos financiamentos e outras modalidades de crédito. Nesta etapa, o intuito é que o cliente inadimplente regularize sua situação, depois que ele já foi inserido em cadastros de negativação.
Já em uma operação de cobrança, a empresa entra em contato com o cliente e oferece soluções para dar fim às dívidas antes que sejam protestadas. Normalmente, as organizações têm um plano de cobrança em que definem a linguagem usada pelo colaborador responsável pela tarefa. Do mesmo modo, preparam alternativas que podem ser oferecidas durante o contato, para que o pagamento do valor devido aconteça.
Você sabe como cobrar um cliente em atraso? Acompanhe neste artigo dicas de como recuperar crédito e a importância para a saúde financeira do seu negócio.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (CNC) mostrou que, pelo oitavo mês seguido, o índice de inadimplentes subiu no Brasil. Os dados apontaram que 28,7% das famílias brasileiras tinham uma dívida em atraso em maio de 2022. O estudo também revelou que o percentual de famílias endividadas, que têm contas (em atraso ou não), ficou em 77,4% em maio, 0,3% a menos que em abril.
O cenário econômico é desafiador para as empresas e exige estratégias bem alinhadas e estruturadas para recuperação de crédito. É importante que as instituições tenham processos de cobrança planejados, para manter um bom relacionamento com os clientes, recuperar as dívidas e evitar prejuízos futuros.
Como a maioria dos clientes inadimplentes já recebeu o produto ou serviço, o não pagamento gera grande consequência na saúde financeira do negócio, acarreta prejuízos e impactam o fluxo de caixa da organização.
Segundo um estudo realizado por nossos especialistas, entre os consumidores que honram com suas dívidas, a maioria prefere fazer os pagamentos de acordo com a data de vencimento das parcelas. Eles pagam primeiro para quem se adianta na cobrança. Por isso, a antecipação da régua de negativação é uma aliada para a redução da inadimplência.
A comunicação da dívida com antecedência, inclusive antes mesmo da negativação, pode acelerar o recebimento do valor em atraso e ajudar na manutenção da saúde financeira da empresa.
A antecipação da régua de negativação permite que a empresa ofereça ao cliente uma proposta para negociação, o que ajuda a manter o bom relacionamento e gera resultados positivos na recuperação de crédito.
A maioria das empresas estabelece o primeiro contato com o cliente de forma extrajudicial. Ou seja, tenta resolver a situação amigavelmente com operações de cobrança. Porém, essa não é uma regra. Há organizações que pulam para a etapa de recuperação de crédito diretamente.
Para auxiliar seu negócio, reunimos algumas dicas de como cobrar um cliente em atraso da maneira mais eficiente e tranquila. Acompanhe.
A primeira sugestão é organizar um cadastro com dados pessoais e com as compras do seu cliente. Esse material garante à sua empresa o monitoramento dos consumidores e das dívidas.
O próximo conselho é estabelecer contato em tom amigável com o consumidor e entender o motivo do atraso no pagamento. Algumas pessoas acabam esquecendo por descuido ou desatenção. Use lembretes, como um e-mail de cobrança ou SMS com o código de barras.
Como empresa, você tem o direito de cobrar a dívida. Entretanto, faça isso adequadamente, sem rispidez. Cordialidade, educação e respeito são pontos essenciais para manter o bom relacionamento. Afinal, o objetivo de entrar em contato com o devedor é cobrar a dívida e a forma de abordá-lo permitirá que ele continue fazendo negócios com você.
É importante que você e sua equipe estejam alinhados quanto à linguagem que deve ser usada e as estratégias para conversar com os consumidores. Invista em treinamentos e adote uma maneira padronizada de se comunicar.
Com base no seu planejamento de cobrança, é interessante apresentar ao cliente as vantagens que sua empresa pode oferecer no caso da liquidação da dívida. Se o valor for muito alto, por exemplo, negocie a possibilidade de receber uma parte do valor e parcelar o restante.
Ao facilitar o pagamento, sua empresa tem mais chances de receber o dinheiro. Experimente ofertar descontos para liquidação antecipada da parcela ou, até mesmo, um sorteio mensal de brindes para clientes que estão em dia.
Renegociar contratos pode ser uma alternativa para que sua empresa receba o pagamento e impede que o cliente fique endividado, com uma bola de neve de contas em atraso.
Ao renegociar um contrato, é esperado um reajuste das condições de pagamento e a redução no valor das parcelas.
Encontre uma alternativa que seja boa para você e para o seu cliente. Mantenha um diálogo sincero e entenda a situação dele, para que possam estipular um novo valor de parcela que esteja dentro da realidade financeira dele. Assim, as chances de receber aumentam e o bom relacionamento fica garantido.
Fonte: Blog Boa Vista
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