Os pedidos de falência estão recuando 10,5% no acumulado em 12 meses, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. Mantida a base de comparação, as falências decretadas registraram queda de 13,8%, assim como os pedidos de recuperação judicial (-5,5%) e recuperações judiciais deferidas (-9,7%).
Na comparação mensal os pedidos de falência recuaram 42% em relação a janeiro. No sentido contrário, os pedidos de recuperação judicial, as recuperações judiciais deferidas e as falências decretadas registraram alta de 26,6%, 56,4% e 43,9%, respectivamente.
De acordo com os resultados acumulados em 12 meses, portanto, ainda se observa a continuidade da tendência de queda nos pedidos de falência e recuperação judicial, com aceleração do ritmo em fevereiro. Esse movimento está atrelado à melhora nas condições econômicas desde 2017, que permitiu às empresas apresentarem sinais mais sólidos nos indicadores de solvência.
De maneira geral, o desempenho da situação financeira das empresas somado à expectativa de uma leve melhora da atividade econômica neste começo de ano aponta para a continuidade dessa tendência nos indicadores dos próximos meses.
O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registrados na base do SCPC, oriundos dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.
A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais
Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e fale conosco pelo Whatsapp.