Pesquisa realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Dourados – ACED com empresários do Município, no período de 14 de abril à 10 de maio deste ano, revelou que 55,18% dos estabelecimentos não demitiram colaboradores durante o período de pandemia. Em 27,58% dos estabelecimentos, demitiram até cinco funcionários e em 17,24% disseram que demitiram mais de cinco funcionários.
A Associação Comercial também questionou quantos colaboradores as empresas precisaram afastar durante esse período. Através das respostas, 41,37% do empresariado precisou afastar até cinco funcionários, 24,16 % afirmaram que não afastaram nenhum, 20,68% afastaram de seis a quinze funcionários e 13,79% mais de 15 funcionários. Mais de 50% das empresas, já registraram casos de Covid-19 entre seus colaboradores desde o início da pandemia.
A ACED perguntou ainda, sobre orientações e treinamentos de biossegurança neste período de pandemia e 68,96% já tiveram e apenas 31,04% não tem conhecimento. Para 58,63% dos empresários, o tratamento mais eficaz para combater o Covid-19 é a vacina, seguido por 37,93% com tratamento precoce e 3,44% com tratamento tardio. Para mais de 62% do empresariado, o toque de recolher não tem influência na redução dos casos de coronavírus.
“Apesar de todas as dificuldades impostas aos empresários desde o início da pandemia, podemos destacar alguns pontos positivos no levantamento, como o fato de 55,18% das empresas não terem demitido nenhum colaborador. Sabemos que o cenário não é favorável para os setores de comércio e serviços e, pior ainda, aos setores de gastronomia e eventos, ainda assim, as empresas da Grande Dourados continuam tentando sobreviver e não demitir”, ressalta o secretário da ACED, Nelson Eduardo Hoiff Brait.
Ele lembra que as empresas permanecem seguindo todos os protocolos de segurança desde o início da pandemia. “Somos exemplos de perseverança no combate à doença. A ACED em parceria com o Sebrae, tem ofertado aos seus associados e não associados, orientações sobre os protocolos sanitários, ou seja, o comerciante está fazendo a sua parte na luta contra a Covid-19. Apelamos para que a população colabore, que não frequente festas clandestinas, que sigam os protocolos de biossegurança para frear a pandemia”, finalizou.
Para conhecer o resultado detalhado da pesquisa, acesse o link (encurtador.com.br/ipyBR).
Foto: Hédio Fazan/Douradosnews
Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e fale conosco pelo Whatsapp.