Quem possui ou trabalha em comércio sabe bem a importância de criar estratégias para constantemente aumentar o fluxo de clientes na loja. Afinal, se o maior intuito é conquistar novas pessoas para realizar muitas vendas e negócios, as chances desse objetivo ser alcançado crescem de forma significativa se mais pessoas chegarem até a sua empresa, concorda?
Entretanto, essa não é uma tarefa tão simples quanto parece, visto que nos últimos anos o perfil dos consumidores tem mudado, especialmente agora, devido às transformações ocasionadas pela Covid-19. Exigentes não apenas em relação aos produtos e serviços, atualmente o que se vê são potenciais consumidores cada vez mais ativos nas redes sociais. Eles pesquisam sobre os locais, valores, compartilham experiências e feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, e, acima de tudo, buscam empresas que valorizam os clientes e se dedicam para encantá-los através do seu atendimento.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a aumentar o fluxo de clientes da sua loja e mais que isso, saber usufruir desta movimentação e circulação para aproveitar todas as oportunidades que surgirem. Acompanhe!
Mas, afinal, o que é fluxo de clientes?
Fluxo de clientes é o percurso que o consumidor faz, seja de forma física ou virtual, até concluir a compra em seu estabelecimento. Ele é composto por pontos que vão desde a disposição dos produtos até a qualidade do atendimento prestado no local.
Quando as vendas são realizadas via internet, os dados desse trajeto que o consumidor faz são coletados durante a interação do usuário no site ou demais meios de comunicação, fazendo com que a empresa tenha acesso a todo o fluxo de comportamento do consumidor. Já quando se trata das lojas físicas, mesmo que o processo seja diferente, também é possível identificar esse caminho.
Por que é importante compreender o fluxo de clientes?
Quando nos referimos ao fluxo de clientes, estamos falando de um item fundamental para proporcionar experiências agradáveis ao consumidor, bem como converter visitas em resultados positivos. Logo, entender os comportamentos, desejos e as ações do seu cliente dentro do seu estabelecimento comercial é fundamental para a saúde e expansão do seu comércio.
Quer um exemplo prático? Vamos lá!
Quando um cliente entra na sua loja, na maioria das vezes ele já tem em mente o que gostaria. Todavia, é comum que além de adquirir esse item, o consumidor acabe escolhendo e comprando outros produtos e serviços além daquele inicialmente procurado. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como preços atrativos, promoções, atendimento ágil e eficaz, entre outros. Ou seja, isso não é obra do acaso, mas sim consequencia de se aprender e saber oferecer o que aquele cliente almeja.
Como aumentar o número de clientes?
Para aumentar o número de clientes é primordial que o seu negócio não utilize os preços para conquistar novos consumidores. É claro que os valores dos seus produtos e serviços influenciam na escolha, mas é preciso se empenhar para que a personalidade do seu negócio seja diferenciada e se destaque em meio a tantos concorrentes. Nunca esqueça que se o seu diferencial for somente o preço, alguém poderá fazer mais barato em algum momento e você acabará perdendo espaço. Além disso, é fundamental investir em pesquisas para descobrir qual o seu público-alvo, comportamento e vontades deles.
Outro ponto importante é estabelecer uma relação de proximidade com os clientes antigos. Não é porque você tem como objetivo conquistar novos públicos que pode se dar ao luxo de esquecer aqueles que já confiam no seu negócio. Logo, pense em estratégias e novidades para seguir fidelizando esses consumidores.
Lembre-se:conquistar novos consumidores é mais caro do que fidelizar e manter os que a sua empresa já possui.
Como fazer os clientes entrarem na loja?
Para que isso aconteça é essencial que você conheça bem o seu público-alvo e invista em estratégias que chamem a atenção desse consumidor, como promoções, ofertas, descontos atrativos, brindes e condições de pagamento diferenciadas. Esse é o momento em que a criatividade precisa reinar.
É importante salientar também a relevância que a vitrine da sua loja tem nesse processo. Lembre-se, assim como a roupa que vestimos, os acessórios que usamos, e tudo que compõe a nossa aparência transmite uma mensagem, igualmente ocorre no seu mostruário.
Para obter êxito nessa missão, é necessário estar atento aos seguintes fatores:
- Entenda seu perfil de consumidores;
- Seja criativo;
- Inove;
- Ouse;
- Invista no design da vitrine;
- Aproveite as datas comemorativas;
- Alterne os produtos expostos frequentemente;
- Mantenha seu mostruário sempre bem iluminado.
Como resolver o problema de localização de uma loja para atrair novos clientes?
A melhor forma de solucionar esse problema é investindo na geolocalização. Isso quer dizer que a sua empresa pode ser cadastrada em variados sites de geolocalização, além, claro, das mídias sociais. Essa é uma valiosa estratégia para que seus consumidores localizem a sua loja com maior facilidade. Outra vantagem que essa iniciativa oferece, por exemplo, é a possibilidade de atrair outros clientes que estejam próximos da sua região procurando algo específico que o seu negócio pode oferecer.
Como utilizar o marketing digital para atrair clientes?
Aumentar o fluxo de clientes pode exigir empenho e dedicação, mas os resultados são compensadores. Por isso, uma excelente forma para atrair novos clientes é investir em marketing digital. Com o auxílio de profissionais especializados fica muito mais fácil descobrir em quais redes sociais seus consumidores estão presentes para que o seu negócio marque presença online nesses locais, oferecendo conteúdos relevantes e se fazendo notório.
Confira outros fatores que mostram a importância do marketing digital:
- As pessoas costumam pesquisar na internet antes de comprar um produto, por isso é primordial que você esteja ativo no universo online;
- Por meio das redes sociais é possível focar no seu público específico. Isso significa que o marketing ajuda a alcançar diretamente o seu público-alvo, ou seja, quem realmente se atrai pelo seu negócio;
- O seu concorrente já está na internet (vai ficar para trás?);
- O marketing digital aumenta a interação com o público-alvo;
- O investimento em marketing digital é muito eficiente e sai mais barato do que a divulgação em outros meios de comunicação;
- Aumenta sua credibilidade;
- Aumenta a sua visibilidade;
- Você pode mensurar e acompanhar seus resultados.
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