26 Nov 2024 - 10:17hHRS

CODED elege Diretoria e planeja novas ações


O CODED (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Dourados) atingiu, nesta semana, mais uma escala significativa no processo de implantação no Município. Assembleia geral realizada segunda-feira (25), no auditório da OAB, reunindo Conselheiros para conduzir o processo de instalação, aprovação dos Estatutos e eleição da Diretoria periódica para o triênio 2025-27.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Diretoria de Implantação, Nilson Santos, apresentou um resumo das ações que vem sendo desenvolvidas desde 22 de agosto de 2022, quando houve o primeiro encontro com o propósito de se estabelecer um modelo de Governança colaborativa para projetar a cidade aos próximos anos.

Estiveram presentes Ronaldo Ramos, presidente da AEAD (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Dourados), Mário Cesar Tompes e Mário Vito Comar, da UFGD e do IMAD (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), Sinval Vicenzi, da UFGD, Vanessa Reis, do Sebrae, Valdir da Costa Pereira, da Unigran, tenente coronel Alaerson de Jesus Muniz, indicado pelo Coised (Conselho Institucional de Segurança), Fábio  Barros da UEMS,  e João Luiz Araújo, da FECGRAN (Federação Comunitária da Grande Dourados), além das diretoras-executivas Eliane Brites Rodrigues, indicada pela ACED e Eliana Costa, pela OAB, e todos se manifestaram sobre os novos passos a serem dados, visando consolidar efetivamente os propósitos do CODED.

Após a aprovação da ata de fundação e dos estatutos que vão reger o novo Conselho, por aclamação, ficou determinada a extensão da Diretoria de Implantação para direção da entidade, assim constituída:

Presidente - Nilson A. Santos; 1º. Vice-presidente – Paulo Roberto Campione; 2º. Vice-presidente – Ewerton Araújo de Brito; 1º. Secretário – Sérgio Almir Wachter; 2º. Secretário – Ângelo Cesar Ayala Ximenes; 1º. Tesoureiro – Everaldo Leite Dias; e 2º. Tesoureiro – Ronaldo Ferreira Ramos.

Planejamento

Depois das experiências vivenciadas, presencialmente, com dirigentes do Codem de Maringá e Marília, onde esse modelo já funciona há mais de duas décadas, e da recente participação, em Maringá, do 1º Congresso nacional de Conselhos de Desenvolvimento, no evento ‘Planeja Brasil’, o CODED planeja novas ações voltadas à consolidação da Agenda Dourados 2030, constituindo os nove eixos temáticos que elaboraram essa trabalho em cinco câmaras temáticas [Saúde, Educação, Segurança, Planejamento e Economia], visando amplificar o engajamento da sociedade e representações públicas dos governos do Município, representados pela Prefeitura e Câmara de Vereadores locais, às quais promoverão reuniões mensais independentes e plenárias a cada 60 dias para avaliação e acompanhamento do desenvolvimento local.

Fonte: Douranews

Voltar

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e fale conosco pelo Whatsapp.

Vamos conversar no WhatsApp?