A ACED – Associação Comercial e Empresarial de Dourados organizou uma reunião com representantes de várias instituições de Dourados com o objetivo de estabelecer estratégias para enfrentamento às demandas pontuais na qualificação da mão de obra em atendimento as necessidades setoriais, contribuindo para o índice de empregabilidade em nossa cidade.
Estiveram presentes o Promotor do Trabalho, Jeferson Pereira e o Auditor Fiscal, Flávio Nunes representando o Ministério Publico do Trabalho. Carlos Vinicius Figueiredo - Diretor Geral do IFMS Dourados; Victor Hugo Bezágio - Relações com Mercado do SENAI; Elizabeth Tobias Verginio - Analista do SEBRAE; Edilson Santana – Diretor Geral do E Pro Estágios; Giovani Dal Molin – Presidente da CDL; Suely Araujo – Gestora do SEST SENAT; Cleonice Duarte – Colaboradora da Funtrab. Além da diretoria da ACED, presidente Nilson Santos; Everaldo Leite Dias – 1º secretário; Leandro Belon – Diretor Jurídico e Clécio Tina – Diretor de Turismo.
A pauta surgiu após vários comerciantes associados buscarem a ACED pedindo ideias para solucionar a falta de mão de obra qualificada em diversas áreas profissionais, já que quando surge uma vaga de emprego, há uma grande dificuldade em preenchê-la. A partir disso, a Associação se propôs a reunir o grupo de instituições para ouvir sobre a realidade de cada uma, compartilhar experiências, trocar ideias e unir forças em parcerias que resulte em boas ações para a sociedade. As sugestões levantadas tiveram a intenção de colaborar tanto com o empresário que oferece um emprego, quanto com quem precisa do trabalho.
“É uma iniciativa muito válida aqui da ACED no sentido de reunir pessoas que lidam diretamente com essa questão, tanto da gerar empregos, quanto a oportunidade de qualificação. Saímos daqui na perspectiva de que realmente possa acontecer essa interlocução entre todos os atores envolvidos, ou seja, que a população, sociedade que necessita de uma qualificação, que necessita de uma ocupação válida e efetiva, tenha já o conhecimento de saber como fazer, onde obter esse acesso. E o importante é que sejam adotadas realmente práticas e políticas estruturantes no sentido de que todos possam ter a melhoria da sua condição social de vida”, disse Jeferson Pereira.
O Presidente da ACED, Nilson Santos, agradeceu a participação e empenho de todos. “Nosso intuito é de preencher as lacunas causadas pelas demandas pontuais na qualificação da mão de obra, além de contribuir e valorizar o trabalho da Funtrab, oportunizando as unidades do Sistema S e entidades representativas das classes laborais e empresariais para enfrentamento destas reais necessidades.”
Esta foi a primeira reunião realizada pelo grupo, que prevê novos encontros e a ampliação da participação de instituições, formatando um projeto aplicável a cidade.
Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e fale conosco pelo Whatsapp.