29 Mai 2020 - hHRS

ACED completa 75 anos com história


A Associação Comercial e Empresarial de Dourados, entidade que representa os empresários do Município, comemora neste dia 29 de maio, 75 anos de fundação, destacando uma série de conquistas importantes para a categoria. Iniciada para ajudar na solução de problemas comuns entre os comerciantes em 1945, que precisavam de uma solução sobre a falta do açúcar e do querosene, esse último, para iluminar a cidade que estava às escuras devido à escassez do fim da 2º Guerra Mundial, os comerciantes da época precisavam de uma entidade para apoiá-los e representá-los.

Para Nilson Aparecido Santos, único empresário que se tornou presidente da ACED por duas vezes, não é qualquer instituição de classe que consegue e pode comemorar 75 anos de ação numa cidade. “É preciso reconhecer a grande responsabilidade de representar essa importante categoria de trabalho da cidade. Não tenho dúvidas de que a Associação Comercial tem peso, reconhecimento e representação nos destinos da cidade”, ressaltou.

A história da ACED é inspiradora. Ao mesmo tempo em que sempre defendeu os interesses de seus associados, jamais perdeu de vista outro compromisso, o de ajudar a cuidar do Município, pois assim, o setor empresarial também é beneficiado. Em todos esses anos, a ACED teve coragem e originalidade, graças ao comprometimento de todas as diretorias que passaram pela Associação, influenciando direta ou indiretamente, no desenvolvimento de Dourados, até nos dias atuais.

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), inicialmente, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), benefício mais procurado pelos associados até hoje, teve as primeiras discussões sobre a sua importância em 1973. Naquela época, as fichas ficavam em caixas de sapatos e era procurada uma a uma. Somente a partir de 1996 que o serviço tomou corpo com a implantação de outros serviços, tais como a URA e o Protecheque, em um projeto inédito que contou com a participação de uma nova diretoria departamental, composta por jovens empreendedores com ideias modernas de computação. 

Três funcionários fazem parte da história ACED. O mais antigo, completou 27 anos de registro na entidade, iniciando sua carreira ainda na década de 1990, como menor aprendiz. Claudemir Martins Romero, hoje com 40 anos, é encarregado pelo patrimônio da Associação. Ivanilde Marques Silva e Rosimeire Arcanjo da Silva, também fazem parte e fizeram história na ACED.

Hoje, a ACED vai festejar de uma forma diferente, mas não menos especial. Inspirada pelos seus pioneiros a continuar fazendo história, neste ano por causa da pandemia do Covid-19, decidiu ajudar o próximo com cestas básicas através de doações de seus diretores.

De acordo com o presidente, a pandemia trouxe grandes lições aos empresários, mas acima de tudo, trouxe mais empatia. “A casa do empresário pode se orgulhar, pois a ACED agrega força, boas ideias e encampa corajosamente as mobilizações, quando necessário. Os pioneiros foram homens fortes e engajados, que nos inspiram até os dias atuais. Originalidade e coragem, são adjetivos que a Associação Comercial e Empresarial de Dourados carrega”, afirmou Nilson.

Voltar

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e fale conosco pelo Whatsapp.

Vamos conversar no WhatsApp?