A Associação Comercial e Empresarial de Dourados - ACED, visando atender uma solicitação de seus associados, encaminhou um ofício para a AGETRAN (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), buscando sanar dúvidas dos empresários a respeito das instalações dos radares e lombadas eletrônicas em Dourados.
A sinalização foi instalada no município por meio de um convênio da Agetran com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Segundo as informações publicadas, as lombadas terão limite de velocidade de 30 km/h, enquanto para os radares, o limite adotado será de 50 km/h.
O questionamento principal por parte dos empresários era o motivo que levou a reinstalação dos equipamentos que foram desativados em 2019 e como os pontos foram escolhidos.
“Quando recebemos uma demanda dos nossos associados, nosso papel é ir atrás de informações, buscar esclarecer as dúvidas e representá-los da melhor forma possível. Agradecemos a Agência Municipal de Trânsito pela atenção e pelas respostas, pois é importante divulgar as informações para que todos entendam o que está acontecendo em nossa cidade”, comentou Paulo Campione, presidente da ACED.
Confira a seguir as respostas encaminhadas pela AGETRAN para ACED:
ACED - Como foi divulgado pela imprensa e redes sociais, a nossa cidade terá instalação de 61 radares, 18 lombadas eletrônicas e 15 equipamentos para restrição veicular?
AGETRAN - Informamos que o número de controladores e redutores de velocidade que estão sendo implantados no município corresponde a 40 aparelhos.
ACED - Quais as estatísticas que levaram o município de Dourados a reinstalar as lombadas eletrônicas no perímetro urbano da cidade?
AGETRAN - As estatísticas que levaram o município a reinstalar as lombadas foram os 1.438 acidentes de trânsito registrados no perímetro urbano da cidade apenas em 2022, sendo que, destes, perderam-se 40 vidas, vítimas fatais, afora os cenários chocantes com capotamentos no centro da cidade, sinistros graves, e aproximadamente 250 solicitações dos representantes da população direta e indireta para implantação de redutores de velocidade.
ACED - Quais os índices de acidentes nos locais ou próximo desses, nas reinstalações e colocação dos aparelhos. Que critérios técnicos foram utilizados?
AGETRAN - Os locais em sua maioria são pontos onde já existiam as lombadas e estão sendo religadas. Outros pontos foram levantados de acordo com estudos técnicos e análises realizadas por nossos engenheiros e agentes de trânsito, e também pelo corpo técnico do DETRAN - MS, que apontam a velocidade como maior fato gerador da gravidade dos acidentes.
ACED - A escolha dos equipamentos e dos locais de instalação foram feitas por uma equipe de peritos ou Engenheiro de Trânsito?
AGETRAN - Sim
ACED - O município tem o departamento de Engenharia de Tráfego para Trânsito?
AGETRAN - Sim
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