19 Set 2022 - 16:41hHRS

A pedido da ACED, Prefeitura libera uso de calçadas para exposição de produtos para o Dia das Crianças


Em decorrência da comemoração do Dia das Crianças, a Prefeitura de Dourados atendendo um pedido da ACED, liberou o uso das calçadas para a exposição de produtos no comércio de Dourados. A resolução do secretário da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), Romualdo Diniz Salgado Junior, foi publicada na manhã desta segunda-feira (19) no Diário Oficial do município.

Confira o texto com as regras de uso:

 Art. 1º Autorizar, de forma excepcional, somente para o período de 01/10 26/09/2022 a 15/10/2022, para que sejam utilizados os passeios públicos/ calçadas para a exposição dos produtos, desde que não prejudique a circulação dos pedestres, nos seguintes termos: 

  • I. Respeitados os condicionantes legais, por analogia ao uso de mesas e cadeiras( artigo 126 do Código de Posturas Municipal); 

  • II. Ocuparem apenas a parte do passeio correspondente à testada do estabelecimento interessado; 

  • III. Deixarem, livre para o trânsito público, uma faixa de passeio não inferior a dois metros, respeitando área suficiente para a passagem de cadeirantes e usuários do piso tátil; 

  • IV. A área de colocação dos expositores de produtos nos passeios públicos deverá respeitar as seguintes medidas, a partir da testada do estabelecimento: 

a) Para uso dos passeios públicos de largura compreendida entre 3,20m e 4,00m a faixa máxima destinada aos expositores será igual a 1,20m.

b) Para uso dos passeios públicos de largura superiores a 4,00m e iguais ou inferiores a 6,00m a faixa máxima autorizada ao uso será de 2,00m. 

c) Para uso dos passeios públicos de largura superior a 6,00m a faixa mínima destinada ao livre trânsito de pedestres será igual a 40% da largura do passeio. 

  • V. Deverá ainda respeitar a guia da calçada que deverá permanecer desimpedida. 

ART. 2º Haverá fiscalização orientadora pelo o Departamento de Fiscalização e Posturas, para saneamento de dúvidas por parte dos comerciantes e de quem mais se fizer necessário.

 

Voltar

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e fale conosco pelo Whatsapp.

Vamos conversar no WhatsApp?