O 2º Drive Thru de Descarte Correto de Medicamentos e Eletrônicos realizado pelo CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) com o apoio da ACED, acontece no próximo dia 10 das 8h às 17h, no estacionamento da Farmácia Pague Menos, localizada na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2596 (cruzamento com a rua Toshinobu Katayama).
Qualquer tipo de medicamentos poderá ser descartado nos tambores que estarão disponíveis no local. Já os eletrônicos, podem levar televisores inteiros, computadores, celulares, impressoras, telefones, calculadoras, teclados, som, entre outros, não podendo ser descartado: pilhas, lâmpadas, tubo de TV, toner de impressoras ou produtos desmontados.
“Muitas famílias possuem em casa a ‘caixinha de medicamentos’ e muitas vezes, parte deles vencidos. A destinação correta ajuda a evitar acidentes domésticos, principalmente com as crianças em casa, como também a preservação do meio ambiente, pois se descartado corretamente, evitará com que seja jogado no vaso sanitário, na pia ou qualquer outro ambiente. E mais, as pessoas que estão consumindo medicamentos podem estar acumulando e isso é um perigo. Precisamos agir. A situação dos eletrônicos é a mesma coisa, acabam sendo jogados em vias públicas”, explica Flávio Shinzato, presidente do CRF/MS.
O CRF/MS ressalta que a ação é para atender a população de Dourados e dos municípios próximos com o descarte doméstico de medicamentos, ou seja, em pequenas quantidades, e não empresas e grande estoque.
No 1° Drive Thru realizado em 2020, foram recolhidos mais de 150 kg de medicamentos vencidos e mais de 1500 kg de lixo eletrônico em Dourados. Os produtos coletados receberam tratamentos adequados e descarte correto, para evitar contaminação ao meio ambiente.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados, a ação é necessária. “É muito importante essa coleta correta para descartar os medicamentos e eletrônicos, ajuda a conscientizar as pessoas contribuindo com a saúde das famílias e protegendo o meio ambiente, muita gente não sabe onde levar o material que tem em casa. A ACED sempre apoia essas causas que beneficiam a comunidade”, disse Paulo Campione.
Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e fale conosco pelo Whatsapp.